PLANOS E ESTUDOS

Marketing de Investigação
Estudo de Mercado Nacional

O Estudo de Mercado representa uma ferramenta analítica de Marketing onde são analisados e caracterizados os índices ligados à evolução de um determinado mercado (volume e valor do mercado, divisão do mercado por quotas, hábitos e comportamentos de compra, entre outros) com o objetivo de identificar oportunidades de negócio e consequentemente definir novos segmentos e unidades de negócio com altos índices de atratividade para uma determinada organização.

Vantagens:

– Conhecimento da evolução do mercado;

– Possibilidade de desenvolver estratégias de gestão e marketing inovadoras no mercado;

– Direcionar esforços corporativos para o aproveitamento de novas oportunidades no mercado;

– Conhecimento do valor da marca no mercado e possibilidade de definir objetivos estratégicos;

– Obtenção da divisão das quotas de mercado por marcas concorrentes, obtendo uma definição clara de quem são de fato os seus principais concorrentes;

– Obtenção da evolução económica dos principais concorrentes;

– Definição dos Segmentos de maior atratividade para a organização;

– Possibilidade de desenvolvimento futuro de novas unidades de negócio.

 

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Estudo de Mercado Internacional

O Estudo de Mercado representa uma ferramenta analítica de Marketing onde são analisados e caracterizados os índices ligados à evolução de um determinado mercado (volume e valor do mercado, divisão do mercado por quotas, hábitos e comportamentos de compra, entre outros) com o objetivo de identificar oportunidades de negócio e consequentemente definir novos segmentos e unidades de negócio com altos índices de atratividade para uma determinada organização.

Vantagens:

– Conhecimento da evolução do mercado;

– Possibilidade de desenvolver estratégias de gestão e marketing inovadoras no mercado;

– Direcionar esforços corporativos para o aproveitamento de novas oportunidades no mercado;

– Conhecimento do valor da marca no mercado e possibilidade de definir objetivos estratégicos;

– Obtenção da divisão das quotas de mercado por marcas concorrentes, obtendo uma definição clara de quem são de fato os seus principais concorrentes;

– Obtenção da evolução económica dos principais concorrentes;

– Definição dos Segmentos de maior atratividade para a organização;

– Possibilidade de desenvolvimento futuro de novas unidades de negócio.

 

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Estudo de Segmentação

O Estudo de Segmentação caracteriza-se como uma ferramenta analítica com o objetivo de identificar segmentos num mercado específico e definir estrategicamente aqueles que apresentam altos níveis de atratividade para a organização.

Este estudo resulta numa definição clara de segmentos de consumidores assim como as suas necessidades, comportamentos e motivações de compra. Através deste estudo a marca poderá desenvolver estratégias de gestão e marketing altamente direcionadas para um segmento específico, muitas vezes desconhecido pelas empresas concorrentes.

Vantagens:

– Conhecimento atual do mercado;

– Imagem totalmente valorizada pelos consumidores;

– Possibilidade de desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação com menores custos e níveis mais altos de retorno;

– Comercialização de produtos e serviços totalmente diferenciadores e valorizados;

– Ganhos de participação e notoriedade no mercado.

 

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Estudo de Posicionamento

O Estudo de Posicionamento representa uma ferramenta estratégica de Marketing que resulta na identificação das necessidades e comportamentos de decisão e compra por parte dos consumidores e na análise das soluções existentes num determinado mercado com o objetivo de apresentar às organizações adaptações na procura pelo desenvolvimento de novas estratégias de posicionamento e identidade que por um lado satisfaçam por completo as necessidades do seu público alvo e por outro possibilitem a apresentação de produtos/serviços e identidades corporativas altamente diferenciadoras nesse mesmo mercado.

Vantagens:

– Desenvolvimento de uma imagem corporativa diferenciada e altamente valorizada pelos consumidores;

– Aumento da notoriedade da organização no mercado;

– Vantagem competitiva sobre a concorrência;

– Aumento do número de vendas.

 

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Estudo de Gestão de Preços

Este estudo caracteriza-se como uma ferramenta de monitorização e análise que capacita as organizações com o conhecimento necessário para o desenvolvimento de estratégias de preço e distribuição de sucesso dos seus produtos e serviços.

Este estudo dedica-se a um produto ou serviço específico de uma organização e através da monitorização dos preços e canais de distribuição da concorrência e da recolha de dados dos consumidores, consegue definir uma série de estratégias de gestão e marketing que servirão como base para a definição de novas estratégias de preço que apresentem vantagens de lucro e notoriedade para a sua organização.

Vantagens:

– Controlo sob a variação de preço da concorrência;

– Definição de estratégias de preço e produto/serviço mais rentáveis;

– Definição de novos canais de distribuição atrativos;

– Aumento do número de vendas nacionais;

– Aumento da valorização do cliente pela marca;

– Aumento da notoriedade da marca no mercado nacional.

 

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Planeamento Estratégico Económicos