Procura financiamento para a sua associação empresarial?
Fique a saber como pode atingir os seus objetivos com os fundos comunitários
Os fundos comunitários fornecem recursos financeiros essenciais que permitem às associações empresariais realizar uma ampla gama de atividades e iniciativas. Estes fundos podem ser utilizados para financiar programas de capacitação, workshops, seminários e eventos de networking, que ajudam a fortalecer as capacidades das empresas associadas, promovendo a inovação, a competitividade e o crescimento económico.
+650
Clientes já confiaram na nossa equipa
+1300
Ideias transformadas em projetos que ganharam asas rumo ao sucesso
-
O “SIAC - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico” é um sistema de apoio que visa promover ações coletivas para a transferência de conhecimento e tecnologia, cujo objetivo é fortalecer a colaboração entre entidades de investigação e o setor empresarial, incentivando a inovação e a competitividade através da partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos.
⮞ SIAC - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico
-
A medida “SIAC - Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento” é uma iniciativa que apoia a criação de novas empresas e negócios que emergem de projetos de I&D ou que possuem uma forte componente de valorização do conhecimento. Este programa é especialmente focado em áreas intensivas em tecnologia e criatividade.
⮞ SIAC - Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento
-
O aviso “SIAC - Digitalização” tem como objetivo desenvolver um ecossistema que favoreça a transformação digital das PME, em alinhamento com a Estratégia Europa Digital.
-
O aviso “SIAC - Internacionalização” destina-se a reforçar a internacionalização da economia portuguesa, promovendo a entrada em novos mercados e a dinamização da oferta das regiões menos desenvolvidas. O foco é aumentar a competitividade e a presença global das PME.
-
O aviso “SIAC - Qualificação” tem como objetivo contribuir para a alteração do perfil de especialização produtiva do tecido empresarial, especialmente nas regiões menos desenvolvidas de Portugal. O foco está em reforçar a capacitação empresarial através de processos de qualificação, promovendo investimentos imateriais em áreas como novos modelos de organização e gestão, e qualificação da produção.
-
O “SIAC - Descarbonização” visa promover a eficiência energética e a descarbonização do setor industrial e empresarial. O objetivo é apoiar a transição para uma economia neutra em carbono, contribuindo para o combate às mudanças climáticas.
/Impulsione a sua associação empresarial
Nós podemos ajudar a analisar as melhores soluções para o seu negócio.
-
O Sistema de Apoio a Ações Colectivas tem como objetivo complementar os sistemas de incentivos diretamente orientados para as empresas, potenciando os seus resultados e a criação ou melhoria das condições envolventes. Este sistema foca-se em factores imateriais de competitividade de natureza coletiva, que se materializam na disponibilização de bens coletivos ou públicos capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia.
-
As operações podem ser abrangidas por este sistema de apoio se cumprirem cumulativamente as seguintes condições:
⮞ Evidenciar uma natureza coletiva, abrangente e não discriminatória que possa responder a riscos e oportunidades comuns de um conjunto alargado de empresas;
⮞ Garantir a ampla publicitação dos seus resultados, complementada por ações de demonstração e disseminação;
⮞ Assegurar a disponibilização livre e universal de todos os bens e serviços produzidos, sem benefício particular para qualquer entidade, garantindo a publicação dos principais resultados no website da(s) entidades(s) beneficiária(s).
-
No âmbito do Sistema de Apoio, são apoiadas as seguintes tipologias de intervenção:
⮞ Transferência do conhecimento científico e tecnológico;
⮞ Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento;
⮞ Digitalização;
⮞ Internacionalização;
⮞ Qualificação;
⮞ Descarbonização.
Estas tipologias de intervenção abrangem uma variedade de áreas, desde a transferência de conhecimento até à descarbonização, visando apoiar as empresas em diferentes aspectos do seu desenvolvimento e crescimento.
-
No Sistema de Apoio a Ações Coletivas, deve ser adotada a modalidade de apresentação individual de candidaturas ou em co-promoção. Isso significa que as candidaturas podem ser apresentadas individualmente ou em conjunto com outras entidades.
-
Para a tipologia de intervenção “Transferência do conhecimento científico e tecnológico”, as beneficiárias são as ENESII, que incluem instituições do ensino superior, laboratórios do Estado, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, e outras instituições públicas ou privadas que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.
Para as demais tipologias de intervenção, são beneficiárias as associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências de promoção turística, ENESII, agências e entidades públicas, entidades privadas sem fins lucrativos que prossigam objetivos de interesse público, e outras entidades públicas e sem fins lucrativos que participem em projetos em co-promoção com uma das entidades referidas, desde que justificado face à natureza da operação.
-
Os apoios concedidos no âmbito deste sistema de apoio têm a natureza de subvenções, podendo assumir a forma de custos reais ou opções de custos simplificados (OCS), conforme definido em aviso para apresentação de candidaturas. A taxa de financiamento das despesas elegíveis pode chegar até 85%.
-
As despesas elegíveis incluem a criação, registo e lançamento de marcas e identidades próprias de natureza coletiva, estudos, pesquisas e diagnósticos diretamente relacionados com o desenvolvimento da operação, serviços de terceiros, promoção e divulgação das atividades e resultados da operação, aluguer de espaços e equipamentos para ações de promoção e divulgação das atividades e resultados da operação, implementação de ações de sensibilização, informação e demonstração, promoção de concursos e respetivos prémios, aquisição de conteúdos e informação especializada, deslocações e estadas, aquisição de equipamento informático e respetivo software, e intervenção de contabilistas certificados ou de revisores oficiais de contas, na validação da despesa dos pedidos de pagamento.
As despesas elegíveis incluem ainda os recursos humanos com competências específicas para o desenvolvimento das atividades centrais da operação, bem como das atividades de gestão e acompanhamento e que comprovem vínculo laboral com o beneficiário, e os recursos humanos qualificados a contratar para afetação à operação a tempo completo ou parcial.
-
Para a tipologia de intervenção “Internacionalização”, além das despesas elegíveis anteriormente referidas, são também elegíveis as seguintes despesas:
⮞ Criação, registo e lançamento internacional de marcas próprias de natureza coletiva;
⮞ Campanhas de imagem e promoção internacional da oferta portuguesa, incluindo despesas com o desenvolvimento criativo, com a produção ou aquisição de média, materiais gráficos de promoção e informação e matérias audiovisuais de multimédia;
⮞ Aluguer de espaços e equipamentos para ações de promoção internacional da oferta portuguesa, incluindo suporte logístico;
⮞ Montagem, desmontagem, construção e decoração de espaços promocionais;
⮞ Transporte de mostruários e material informativo e promocional. Estas despesas adicionais visam apoiar as ações de internacionalização das empresas, permitindo-lhes promover a sua oferta a nível internacional.
/FAQs
/Quem já confiou em nós?
/Está na hora de mudar o rumo da sua entidade
Marque uma reunião e vamos começar essa mudança